Foto: Guto Vital/ Agência Miséria
Em alusão ao Dia do Artesão, celebrado em 19 de março, a Central de Artesanato do Ceará (CeArt) promove evento com oficinas de divulgação, venda e produção voltadas para o artesanato, exposição de fotos de grupos de artesãos cearenses e apresentação de coleções de produtos artesanais.
Nos dias 16 e 17, em Juazeiro do Norte, serão ministradas duas oficinas na loja CeArt da Arena Romeirão, no Espaço das Oficinas. Com os temas “Artesanato e Sustentabilidade” e “Identidade do território como estratégia de resistência e marketing”, as atividades iniciam às 14 horas. As inscrições devem ser realizadas pelos links disponíveis no Instagram da CeArt (@ceartceara).
A partir de 17 de março, a CeArt apresenta dentro da loja Galeria Mestre Noza, na Praça Luiza Távora, as coleções 2021/2022 desenvolvidas em 18 municípios cearenses a partir de cursos de capacitação promovidos pela Central com grupos artesanais, em parceria com designers cearenses e artesãos instrutores.
“Essas capacitações e assessoramentos melhoram a qualidade, inovação e consequentemente a competitividade dos grupos artesanais do Estado nos mercados nacional e internacional”, destaca a coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato, Patrícia Liebmann.
Já na fachada da loja, uma exposição com fotos de artesãos e grupos produtivos que participaram das capacitações vai destacar o trabalho desenvolvido nessas comunidades. A mostra com oito banners de 2,30 m ficará disponível para apreciação até abril.
Sobre a CeArt
A CeArt é um equipamento da Secretaria da Proteção Social (SPS) que trabalha o artesanato cearense como uma política de geração de emprego e renda a partir de saberes tradicionais.
Por meio da CeArt, o artesão tem acesso a serviços como cadastro para emissão de identidade artesanal, que garante isenção no Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); cursos e oficinas de qualificação, inovação e gestão, além de participação em feiras e eventos. A CeArt promove a compra direta dos artesãos e a comercialização dos produtos certificados com o Selo CeArt.
No Estado, são 37,4 mil artesãos e 86 entidades artesanais cadastrados na Central de Artesanato do Ceará. Para comercializar esses itens, a CeArt conta, atualmente, com seis espaços físicos e um canal online (lojaceart.online).

