Foto: Guto Vital/Agência Miséria
A Central de Marcação de exames e consultas de Juazeiro do Norte registrou grande aglomeração de pessoas entre esta segunda-feira (25) e terça-feira (26). A equipe de reportagem audiovisual do Site Miséria esteve no local e conversou com a população que estava na fila de atendimento.
Lucineide Dantas afirmou que estava na fila desde às 4 horas da manhã desta terça-feira para marcar uma consulta com um neuropediatra para a filha, “a situação é difícil, ontem eu vim não tinha ficha, hoje vim também não tem”, relatou.
Assista:
Em nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) do município, afirmou que elaborou um protocolo para solicitação de exames e procedimentos no município e que também está em fase de elaboração um protocolo para solicitação de consultas especializadas, com o intuito de facilitar e agilizar o acesso dos pacientes aos procedimentos. “Um plano piloto será implantado na segunda quinzena de agosto com sete equipes de saúde da família, e acontecerá da seguinte forma: O paciente vai à consulta no psf, e o médico encaminhará a solicitação via sistema, caso haja a necessidade, para a Central de Regulação Municipal, composta por médicos e enfermeiros auditores. Se a solicitação se encaixar no protocolo vigente, os procedimentos são liberados e o paciente recebe na unidade de saúde. A solicitação poderá ser marcada conforme disponibilidade de vagas e serviços no momento.”

