Centro Cultural do Cariri. | Foto: Samuel Macedo
O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, localizado no Crato, conquistou o 1º lugar na categoria Instituição Destaque do prêmio Melhores 2025 – Revista Celeste. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (11) no site da premiação. O equipamento superou instituições como o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e a Pinacoteca de São Paulo.
Em texto publicado no site, a revista destacou o papel do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo “que, há pouco mais de três anos, ilumina os tesouros vivos da cultura caririense, fomentando técnicas tradicionais da região e movimentando o cenário local com curadoria contemporânea em residências, oficinas e exposições”.
Segundo a diretora do equipamento, Rosely Nakagawa, o reconhecimento nacional reforça o papel do Cariri como “uma referência viva de diálogo, diversidade e inovação”. Ela acrescenta que “essa premiação mostra que nosso território é potência e que seguir investindo em políticas culturais descentralizados e transformadoras é urgente”, disse.
Sobre a premiação
O Prêmio Revista Celeste reconhece anualmente destaques da arte contemporânea brasileira em categorias como Melhor Exposição Individual ou Coletiva, Artista Destaque, Instituição Destaque e Livro de Arte. A escolha envolve indicações da redação e votação do público.
Sobre a Revista Celeste
A Revista Celeste é um projeto editorial dedicado à arte contemporânea e à cultura no Brasil. Atua como espaço de crítica e reflexão, com presença em plataforma digital, redes sociais e publicações impressas, abordando arte, jornalismo e pensamento crítico por meio de edições temáticas, entrevistas e residências artísticas.
Centro Cultural do Cariri
O Centro Cultural do Cariri é um espaço voltado à discussão e à promoção da arte, ciência e tecnologia, integrando tradição cultural e contemporaneidade. Aberto a processos de experimentação, formação e intercâmbio, o equipamento atua como um polo de criação e difusão cultural na região.
Instalado na cidade do Crato, Ceará, o Centro é estruturado como um Centro Cultural Parque e dispõe de infraestrutura dedicada especialmente aos 29 municípios do Cariri Cearense, fortalecendo a circulação de saberes, linguagens e práticas culturais no território.

