Compartilhar
publicidade
publicidade
Centro de Saúde da Mulher do Crato inicia oferta do Implanon em janeiro de 2026
O agendamento inicia no dia 5 de janeiro de 2026, priorizando mulheres em situação de vulnerabilidade.
Nathalie Fernandes
O Centro de Saúde da Mulher do Crato anunciou a chegada do Implanon, um dos métodos contraceptivos de longa duração mais eficazes disponíveis no mercado, a partir de 5 de janeiro de 2026.
O implante subcutâneo será oferecido prioritariamente a mulheres entre 14 e 49 anos, com foco especial em grupos em situação de vulnerabilidade, como aquelas em situação de rua, em tratamento de saúde mental e acompanhadas pelo sistema prisional.
O agendamento e seleção será realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, as interessadas deverão comparecer ao local portando documentos de identificação (RG e CPF) e o Cartão do SUS. Segundo a Secretaria de Saúde, os equipamentos devem seguir os critérios solicitados para realização do procedimento. Posteriormente, as ações serão abertas para o público feminino geral.

O que é o Implanon

O Implanon é um pequeno bastão plástico flexível, impregnado com hormônio que é liberado gradualmente no organismo em pequenas doses diárias. Entre as vantagens destacadas estão o controle adequado da menstruação e a alta eficácia contraceptiva.

O procedimento e proteção

O procedimento de inserção é simples, realizado em consultório com anestesia local. O implante é colocado na parte interna do braço, de forma subcutânea, sem deixar cicatrizes visíveis e sem risco de deslocamento. Não é necessário acompanhamento rotineiro com exames.
A proteção contraceptiva dura até cinco anos (embora o padrão oficial do Implanon seja de três anos, conforme informações técnicas), mas o dispositivo pode ser retirado a qualquer momento, permitindo nova inserção ou troca de método.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria