Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Centro de Zoonoses disponibiliza testes rápidos para Leishmaniose de forma gratuita
O teste pode ser realizado mediante marcação
Cícero Dantas
Foto: Ascom Juazeiro

O Centro de Controle de Zoonoses de Juazeiro do Norte disponibiliza testes DDP (Dual Path Platform) para triagem da Leishmaniose Visceral Canina, popularmente conhecida como calazar. Somente em 2023, foram 1.076 testes realizados de forma gratuita.

O teste é destinado aos cães com sinais clínicos suspeitos da doença e filhotes a partir de 4 meses, cuja mãe seja suspeita ou tenha a doença confirmada, por possibilidade de infecção transplacentária.

Por apresentar um risco à saúde pública, o Centro de Zoonoses atua tanto com a testagem quanto com o trabalho de conscientização. “Entre os principais cuidados estão o uso de inseticida no ambiente e uso de repelentes apropriados para os cães. Além disso, devemos evitar deixar os pets em ambientes úmidos e que tenham lixo, fezes ou frutas em decomposição“, comentou Jucimara Santana, coordenadora do Centro de Zoonoses.

A leishmaniose visceral é uma enfermidade grave, crônica, que afeta múltiplos sistemas do corpo e pode representar um risco de vida para humanos e animais. Segundo Jucimara é preciso os tutores estarem atentos aos principais sintomas. “Muitos animais são assintomáticos, mas há aqueles que apresentam febre irregular, emagrecimento, apatia, úlceras na pele – em geral no focinho, orelhas e extremidade – além do crescimento exagerado das unhas. Ao observar esses sinais é preciso agendar o teste para confirmação ou descarte do diagnóstico”, alertou.

De acordo com o equipamento, o teste pode ser realizado mediante marcação através do número (88) 3199-0450.

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade