Foto: Governo do Ceará
Cerca de 700 famílias deixaram de retirar o tíquete do Vale Gás Social dentro do prazo estabelecido, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. De acordo com informações fornecidas pelas secretarias de Assistência Social ao portal Miséria, foram 380 em Juazeiro, 105 em Barbalha e 267 no Crato.
Em Barbalha, ainda é possível retirar os vouchers até o dia 10 de agosto. Nas outras duas cidades, o prazo foi encerrado. Todos os tíquetes não retirados serão devolvidos ao Governo do Estado.
A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte, Josy Lima, havia alertado em entrevista à TV Miséria que os nomes contemplados que não fizeram a retirada podem ser excluídos da próxima lista de distribuição. “Se não pegar, o restante a gente vai ter que devolver para o estado, mas a gente quer que fique aqui. Se essas pessoas não vierem buscar, certamente vão sair da lista”, disse.
Uma nova lista com os nomes das famílias aptas a receber os tíquetes deve ser divulgada nas próximas semanas. O programa beneficia famílias inscritas no CadÚnico, com renda individual de até R$ 273. Cada voucher garante a família em situação de vulnerabilidade o direito a três recargas gratuitas de botijão de gás por ano.
Para consultar se é beneficiário, o cearense deve acessar a página destinada a consulta, no site da Secretaria de Proteção Social e informar o número do NIS. Em seguida, deve se dirigir ao Centro de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência para saber as datas de retirada.

