Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Chuvas de novembro no Cariri devem ir até janeiro de 2020, diz Funceme
As precipitações registradas na região do Cariri são parte do sistema das fortes chuvas que estão acontecendo na Bahia nestes últimos dias.
Sarah Gomes
Foto: Agência Miséria

Municípios da região do Cariri registram chuva desde o início da semana. Só nesta quarta-feira (27) já choveu em 17 cidades. A #ImagemDoDia do Site Miséria registra uma cena que volta a ser comum no Cariri com o início das chuvas de fim de ano.

A pré-estação chuvosa do Ceará tem início apenas no mês de dezembro, mas desde 2017 as chuvas no sul do Estado começam a partir da última semana de novembro. Em entrevista ao Site Miséria, o meteorologista da Funceme David Ferran explicou o fenômeno e afirmou que há possibilidade de que essas chuvas continuem a acontecer durante dezembro e janeiro.

De acordo com o especialista, essas chuvas são formadas a partir de instabilidades atmosféricas que chegam ao sul do Nordeste por influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul. As precipitações registradas na região do Cariri são parte do sistema das fortes chuvas que estão acontecendo na Bahia nestes últimos dias.

Se o padrão dos dois últimos anos se repetir, as chuvas devem se tornar mais frequentes por toda a região do Cariri. Na última previsão elaborada pela Funceme, a expectativa é que ainda chova no Cariri  quinta (28) e sexta-feira (29).

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade