Compartilhar
publicidade
publicidade
Cigarro e álcool aumentam risco de câncer de cabeça e pescoço, alerta médico do Hospital São Vicente
Entre os sintomas que merecem mais atenção, Macedo destacou ferimentos na boca que não cicatrizam, dor ao engolir e rouquidão persistente.
Rogério Brito
Jeanberg Macedo - Foto: Guto Vital

O cigarro, o consumo de álcool e a exposição solar sem proteção estão entre os principais fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço. O alerta foi feito nesta quinta-feira (10) por Jeanberg Macedo, médico oncologista do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha.

“O principal fator de risco é o tabagismo, associado ao álcool. Outros fatores são a exposição solar de forma desprotegida, principalmente para câncer de pele e câncer de lábio, e o HPV, que é fator de risco para câncer de garganta e de boca”, explicou o especialista em entrevista à TV Miséria.

Entre os sintomas que merecem mais atenção, Macedo destacou ferimentos na boca que não cicatrizam, dor ao engolir e rouquidão persistente. Como formas de prevenção, ele recomenda evitar o consumo de cigarro e álcool e usar protetor solar diariamente.

Julho é o mês da campanha Julho Verde, dedicada à conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, com o objetivo de alertar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Assista a entrevista:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria