Foto: Guto Vital
A Cannabis medicinal é uma opção terapêutica que auxilia no tratamento de diversas patologias. No Cariri, a Clínica Nova Medicina, localizada na cidade do Crato, é pioneira na prescrição de medicamentos à base da Cannabis do Norte-Nordeste. A equipe de reportagem do Site Miséria esteve na unidade, na manhã desta quarta-feira (6), e conversou com o médico radiologista Raphael Xenofonte a respeito dos benefícios e resistências do tratamento.
A Cannabis é o gênero da planta a partir da qual também se produz a maconha. Ela vem sendo utilizada com sucesso no tratamento de uma série de doenças, como epilepsia refratária, dor crônica, Alzheimer, ansiedade, Parkinson, entre outras.
Normalmente, o paciente usa óleos, pomadas, extratos ou medicamentos (alguns já disponíveis em farmácias) feitos a partir de substâncias presentes na maconha.
Apesar da sua eficiência, Raphael Xenofonte considera que ainda é necessário quebrar um tabu na sociedade. “Ainda percebemos na sociedade um certo preconceito e até ignorância sobre o tema. É importante ressaltar que há evidências científicas que comprovam a eficiência do uso da cannabis medicinal em diversos tratamentos”, disse.
Ainda de acordo com o médico, a Cannabis é a medicina do futuro. “A nossa clínica é a medicina do futuro. Estamos adiantados em relação à ciência, em relação ao tratamento para diversas condições como a ansiedade, transtornos cognitivos, dores crônicas. Em todas elas, usando a Cannabis como fonte de tratamento”, acrescentou.
Confira a entrevista completa:
Ver essa foto no Instagram

