Juazeiro do Norte e Salitre, no Cariri, são os únicos da região contemplados na primeira edição do programa ABCDetran | Foto: Detran-CE
O programa CNH Popular foi oficialmente ampliado nesta quarta-feira (15) com a criação de mais 3 mil vagas destinadas a estudantes de graduação e ensino técnico de instituições públicas estaduais e federais. A ampliação foi sancionada pelo governador Elmano de Freitas (PT) durante solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
De acordo com o governador, “isso permite que esse jovem não tenha essa despesa, possa tirar a sua carteira e também, quem sabe, até conseguir uma renda extra. Essa ajuda, com certeza, facilitará a vida desse jovem e poderá também facilitar a vida da família como um todo”, destacou Elmano.
A expansão do programa foi viabilizada com um aporte de R$ 4,5 milhões do Governo do Estado. Das 3 mil novas vagas, 1.800 serão destinadas a motociclistas. Para concorrer, o candidato deve ter no mínimo 18 anos, estar matriculado em uma instituição pública de ensino e possuir inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. O benefício contempla as categorias A (moto) e B (carro).
O Detran-CE informou que, somente em 2025, mais de 3 mil documentos foram emitidos por meio do programa. Somando os inscritos de 2023 e 2024, já são 50 mil carteiras distribuídas nos 184 municípios cearenses, com investimento total de R$ 25 milhões por parte do Governo do Ceará.

