Compartilhar
publicidade
publicidade
Com alta demanda, CAPSi Infantil de Juazeiro do Norte chega a 500 prontuários ativos
Em funcionamento desde 2015, o equipamento atua no atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves, severos e persistentes.
Bruna Santos
Foto: Guto Vital / Portal Miséria.

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) José Francisco Filho – “Seu Mocinho”, em Juazeiro do Norte, conta atualmente com cerca de 500 prontuários ativos. O serviço funciona dentro da sede do Centro de Referência em Saúde Mental Infantojuvenil (CERSAMI), reinaugurado na última semana. O equipamento atua, em especial, no atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves, severos e persistentes. 

Segundo Dayse Luz, diretora da Rede de Saúde Mental, o CAPSi “Seu Mocinho” atende tanto às solicitações encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde quanto à demanda espontânea. “Então, o nosso perfil são transtornos graves, severos e persistentes. Lembrando que uma equipe multidisciplinar está aqui pronta para atender e também, além daquelas solicitações que são feitas nas unidades básicas de saúde, também tem demanda livre”, explica.

Para os quadros considerados graves, severos e persistentes, a unidade funciona como ponto de cuidado e tratamento contínuo. Os casos considerados leves e moderados permanecem sob acompanhamento da Atenção Primária, responsável por 80% da demanda, com suporte do Serviço de Atendimento Médico Especializado (SAME).

Aqui nós temos uma equipe ampliada, por isso que não é simplesmente um CAPSi, ele é um centro de referência. Porque nós temos essa equipe ampliada, são três psiquiatras, uma gama enorme de psicólogos, psicopedagogos, terapeuta ocupacional, assistente social, educador físico”, complementa Dayse.

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) “Seu Mocinho” funciona na Rua Ivany Feitosa, nº 776, bairro Tiradentes.

Assista:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria