Compartilhar
publicidade
publicidade
Comissão do Cultura Viva solicitam audiência ao Prefeito do Crato para discutir 2% do orçamento para cultura
A pauta dos 2% foi referendada na III Conferência Municipal de Cultura e é defendida pelo movimento cultural desde 2012
Clara Karimai
Foto: Divulgação

Uma solicitação de audiência foi encaminhada ao Prefeito do Crato, José Ailton de Sousa Brasil, e ao presidente da Câmara Municipal de Crato, Florisval Sobreira Coriolano com objetivo de debater sobre a destinação dos 2% do orçamento municipal para cultura. O encaminhamento foi feito pela Comissão Municipal do Cultura Viva (Pontos de Cultura).

A Conferência Municipal de Cultura referendou a destinação dos 2% para ser incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias que será executada em 2024 e a criação de Lei que crie o percentual de destinação dos 2% do orçamento municipal para cultura, sendo 50% destinada a política de fomento artístico-cultural.

O movimento vem motivando os segmentos culturais de outras cidades a se unirem em torno desta bandeira e tem ganhado adesões de grandes representantes do setor cultural, a exemplo do cineasta Rosemberg Cariry, que recentemente gravou um vídeo em defendendo os 2%.

Dentro desta discussão, o Coletivo Camaradas encaminhou ofício ao secretário de Finanças e Planejamento do Município, André Carvalho Barreto, solicitando detalhamento dos gastos em publicidade e comunicação do período de 2017 a 2022. Os dirigentes do Coletivo acreditam que umas das soluções para contemplar os 2% é reverter parte dos gastos na área de publicidade para a cultura. Segundo o grupo, o ganho com a política de fomento para o município é maior no que se refere a promoção da cidadania cultural, como também em publicidade.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria