Foto: Divulgação
O Complexo Ambiental Caminhos do Horto, em parceria com o grupo Wà Coletivo, está ofertando oficina gratuita de bordado à mão livre, tendo como público alvo mulheres da comunidade local. A formação, que ocorrerá nos dias 1, 2, 3, 8, 9 e 10 de março, das 13h às 17h, no Oratório do Horto (ao lado do estacionamento da escadaria da Estátua), é destinada às mulheres que, de preferência, já tenham alguma habilidade manual com têxteis.
Serão abertas 15 vagas e a inscrição será feita no local por ordem de chegada.
A oficina consiste nos bordados em suportes não convencionais destinados originalmente para o espaço público, agora adaptado para ambientes internos (decoração). Os resultados esperados da produção coletiva são bordados artísticos originais.
Wà Coletivo
O Wà Coletivo foi formado em 2018 por mulheres brasileiras diversas que caminham juntas, ressignificando a prática das técnicas artesanais e ampliando as possibilidades de se fazer arte urbana em um universo protagonizado pelas tintas e pelo masculino.
O coletivo propõe outros rumos para tais técnicas na contemporaneidade, com intuito de possibilitar caminhos de insubmissão e transgressão às mulheres, para que se misturem ao discurso engajado politicamente e sejam compreendidas como arte contemporânea no espaço público.
A ideia é interferir na paisagem urbana comunicando em locais tidos como feios e abandonados da cidade para convidar o passante a contemplar e refletir.
O coletivo já teve trabalhos expostos em diversas cidades do Brasil, Portugal, Espanha e França.

