Comunidade quilombola da Serra dos Mulatos de Jardim recebe vacinação contra a Covid-19 - Site Miséria 

Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Comunidade quilombola da Serra dos Mulatos de Jardim recebe vacinação contra a Covid-19
A vacinação dos povos tradicionais quilombolas no Ceará teve início no último dia 29 de março e é uma iniciativa do governo estadual. Ao todo são 80.
Alan Clyverton
Foto: Acácio Morais

Na manhã desta terça-feira (6), quilombolas da comunidade Quilombo da Serra dos Mulatos, localizada na Serra Boca da Mata, em Jardim, foram vacinados contra a Covid-19. A imunização foi destinada a todos os adultos acima de 18 anos. O imunizante aplicado foi a vacina desenvolvida pelo laboratório Astrazeneca em parceria com a Universidade de Oxford.

Das 180 pessoas residentes no quilombo, 171 foram imunizadas. A comunidade foi reconhecida em 19 de dezembro de 2020.

IMPORTÂNCIA DOS QUILOMBOS 

Os quilombos são comunidades formadas majoritariamente por afrodescendentes, tendo sido no Período Colonial um dos símbolos de resistência ao sistema escravocrata que vigorava na época.

De acordo com a assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Estado, Zelma Madeira, é importante que haja um reconhecimento da importância histórica dos quilombolas na formação da sociedade brasileira. “Ouvimos a preocupação deles com a vacinação, estimulamos o cadastramento digital, conversamos com gestores municipais para auxiliar e estimular nesse acesso à internet”.

 

Compartilhar
Loading spinner
Avalie esta notícia
Comentar
*Publicidade