Projeto do Hospital São Vicente de Paulo. | Foto: Guto Vital/ Portal M1
A Carreta do projeto Conectados pela Cura, do Hospital Maternal São Vicente de Paulo, está em fase final de preparação para iniciar as atividades em janeiro. De acordo com Danilo Campos, responsável pelo projeto, a estrutura está “95% pronta”, restando apenas etapas de adesivagem e a instalação de alguns equipamentos.
“Nesse primeiro momento, nós vamos rodar com uma máquina de ultrassom. Já para o segundo semestre, a gente espera estar implantando o mamógrafo”, afirmou Danilo. O foco inicial dos atendimentos será o diagnóstico de câncer de mama, colo do útero, próstata, pele e câncer infantojuvenil, com atuação prevista até 2027.
A rota de atendimentos começará por Barbalha, cidade-sede do hospital. Em seguida, o projeto será apresentado às secretarias de saúde dos demais municípios da macrorregião do Cariri, que poderão aderir ao serviço. A carreta deve realizar, no mínimo, duas visitas mensais, com possibilidade de ampliação. Além dos exames de imagem, haverá coleta de exames laboratoriais.
Pacientes com suspeita elevada de câncer serão encaminhados diretamente ao Hospital São Vicente para agilizar o início do tratamento e aumentar as chances de cura — propósito central do projeto.
A irmã Patrícia Avelino, da equipe de Oncologia do hospital, reforçou que a manutenção da iniciativa depende de doações. Interessados em contribuir podem acionar a Central de Doações do São Vicente.
“A gente tem uma central de doações. Pode ligar para o São Vicente, a central entra em contato e pode realizar essa doação”, explicou a irmã Patrícia.
Assista a reportagem completa:
Ver essa foto no Instagram

