Compartilhar
publicidade
publicidade
Conheça o que irá funcionar no centro cultural do Cariri, inaugurado por Camilo Santana nesta sexta-feira (1°) no Crato
O centro cultural que homenageia o artista cearense Sérvulo Esmeraldo, irá compor a rede de equipamentos culturais da Secretaria da Cultura, a gestão será em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Romario Sousa
Foi inaugurada a parte externa do complexo voltada para o esporte e lazer, com areninha, pista de skate e brinquedopraça (Foto: Helene Santos, Carlos Gibaja e Nivia Uchoa)

Cumprindo a última agenda como Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) inaugurou nesta sexta-feira (1°) a primeira etapa do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, na cidade do Crato.

O local possui quase 52,5 mil m², sendo 12 mil m² edificados e uma vasta área verde. Nesta primeira etapa entregue, foram inauguradas areninha, pista de skate e brinquedopraça. A ideia é que o equipamento funcione como um centro cultural parque.

A área externa vai contar com planetário, quadra de areia, palco, bosque e jardim. Na parte interna, as obras de edificação continuam. Lá, serão disponibilizados espaços expositivos, teatro, reserva técnica, biblioteca, salas de aula, laboratório fotográfico, estúdio de rádio, administração, salas de pesquisa e ações formativas, espaço multiuso, restaurante, café e loja.

O centro cultural que homenageia o artista cearense Sérvulo Esmeraldo, irá compor a rede de equipamentos culturais da Secretaria da Cultura, a gestão será em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. O projeto foi pensado para ser um lugar que irá agregar as comunidades da região e pesquisar as relações entre natureza e cultura.

O prédio onde agora funciona o Centro Cultural foi erguido em 1946, com o objetivo de abrigar o Seminário da Ordem da Sagrada Família. Em 1973, o espaço recebeu o Hospital Manoel de Abreu, que foi desativado em 2014. O edifício foi tombado em 2017 para preservar suas características originais, devido ao seu valor histórico para o município do Crato.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria