Foto: Ascom Barbalha
Em uma primeira reunião realizada na manhã da última sexta-feira (10), o Conselho Municipal de Turismo (ConTur) de Barbalha traçou um projeto para a criação de um plano de marketing que visa potencializar o trade turístico da cidade. O órgão agora pretende incluir o teleférico e a estátua de Santo Antônio no roteiro, que já conta com as belezas naturais da Chapada Nacional do Araripe.
O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, no Casarão Hotel, e contou com a presença de representantes dos setores público e privado e da sociedade civil.
De acordo com o coordenador de Turismo de Barbalha, Edson Neto Sobral, a reunião também serviu para efetivar o Conselho Municipal de Turismo no município.
“Nos reunimos hoje para instituir o ‘ConTur’ de Barbalha, visto que ele já existia no papel há alguns anos, mas que na verdade, na prática, não funcionava. Nessa reunião, todos os representantes se comprometeram a colocar o conselho para funcionar na nossa cidade”, explicou Neto Sobral.
Uma das metas para os membros do ConTur será a execução desse Plano de Marketing e Turismo de Barbalha, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
De acordo com Janailda Saboia, turismóloga e consultora do Sebrae, o desenvolvimento do Plano visa criar estratégias para fomentar o turismo no município.
“Ao longo dos encontros discutimos algumas estratégias para promover e divulgar o destino Barbalha, colocando-a na vitrine de grandes destinos nacionais. Cada encontro teve como objetivo envolver todo o trade turístico local para que representantes públicos e privados pudessem dar sua sugestão e contribuir com a construção e execução, para que o plano seja efetivamente implementado”, explicou.
A próxima reunião do Conselho, ainda sem data definida, será para efetivação dos cargos e posse dos membros do novo ConTur.

