Foto: Reprodução.
O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Juazeiro do Norte (CPSMJN) alcançou o primeiro lugar no Ranking de Transparência dos Consórcios Públicos de Saúde do Ceará. O agrupamento conquistou 24 pontos e a classificação Prata, ao lado de Aracati, que obteve a mesma pontuação. O dado foi divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (SESA) e pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE).
A avaliação, feita com mais de 20 consórcios do Estado, é baseada nos critérios da Portaria Conjunta nº 01/2020, que regulamenta a transparência dos consórcios públicos de saúde para fins de celebração de contratos de rateio e recebimento de repasses do Estado do Ceará.
Os municípios que integram o consórcio são: Barbalha, Caririaçu, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte e Missão Velha. De acordo com o presidente do CPSMJN, Dr. Lorim (PSB), o resultado é fruto do trabalho conjunto entre as cidades. “Mostra que estamos no caminho certo, cuidando da saúde pública com seriedade, compromisso e transparência. Seguiremos firmes para avançar ainda mais e oferecer serviços de qualidade à nossa população”, destacou.
Conforme estabelece a portaria, os consórcios devem ter um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), a disponibilização de dados públicos de forma imediata, a publicação de atos normativos, estrutura organizacional, despesas, convênios, além da garantia de ferramentas de pesquisa e canais acessíveis ao cidadão.
Dos grupos avaliados, 15 conquistaram a classificação ‘Prata’ (de 18,2 a 25,9 pontos) e sete a classificação ‘Bronze’ (13,0 a 18,1 pontos). Nenhum alcançou o ‘Ouro’, que é entregue aos que somam 26 pontos.
Além de Juazeiro do Norte e Aracati, outros agrupamentos do ranking, por classificação,são: Caucaia, Crato, Russas, Ibiapaba, Aracaú, Sobral, Brejo Santo, Limoeiro, Baturité, Ibiapaba, Icó, Canindé, Cascavel, Iguatu, Tauá, Crateús, Comocim, Itapipoca, Quixadá e Maracanaú.

