Foto: Semace
A criação de uma nova unidade de conservação no Cariri será debatida em consulta pública marcada para esta quarta-feira (27), em Santana do Cariri. A proposta é a instituição do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Vale dos Buritis, localizado na Chapada do Araripe, em área sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A região é cortada pelo Rio Cariús, que dá nome à bacia hidrográfica, e integra o território do Geopark Araripe. De acordo com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a criação da unidade tem como objetivos preservar a paisagem da encosta da Chapada do Araripe, conservar os recursos hídricos e proteger as veredas, formações vegetais típicas do Cerrado.
“Com essa iniciativa, o Estado pretende criar mecanismos legais para garantir o uso responsável dos recursos naturais, valorizar o geoturismo e fortalecer a atuação de instituições de ensino e pesquisa na área”, destacou a pasta.
O projeto prevê ainda a participação de moradores, associações locais, a gestão da Área de Proteção Ambiental (APA), representantes de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), comitês de bacias hidrográficas e do Geopark Araripe.
A consulta pública será realizada no Polo de Convivência de Santana do Cariri. Segundo a Semace, o objetivo é ouvir a população e organizações locais para construir o projeto de forma participativa e alinhada ao uso sustentável dos recursos naturais. Após a apresentação, os participantes poderão tirar dúvidas, dar sugestões e opinar.

