Foto: Ascom/ Prefeitura de Barbalha
Entre o sábado (18) e domingo (19) o corredor cultural reuniu milhares de pessoas que prestigiaram o desfile das escolas de samba de Barbalha. Acadêmicos da Cirolândia, Barbasamba e Mocidade Independente abriram os desfiles. Na noite de domingo, Águia de Ouro e Unidos do Morro encerraram as apresentações.
A Acadêmicos do Cirolândia, que abriu o desfile, trouxe neste ano o enredo “Simplesmente Celene! Uma homenagem à cultura barbalhense!”. “[O desfile] foi o melhor impossível. Era essa energia [do público] que estávamos precisando para retornar ao carnaval com a maior força e alegria do mundo. Foi perfeito”, disse o presidente da Escola, Antônio Neto.
Com o enredo “O Mundo Encantado da Fantasia”, a Barbasamba contou a história da escola, fundada em 1976. “Essa é minha primeira experiência como intérprete de escola de samba, cantava mais na área da MPB. Recebi o convite da escola, aceitei o desafio e estou sentindo uma emoção inexplicável, principalmente pelo fato de não vermos muitas mulheres cantando samba-enredo”, disse Fátima Vieira, intérprete e estreante na escola.
Sob chuva, a Mocidade Independente fechou a primeira noite de desfiles com o enredo “Barbalha, terra de contos, encantos e cultura popular”.
Domingo (19)
Com o samba “No terreiro da Águia a festa vai começar, o atabake anuncia o xirê dos orixás”, a Águia de Ouro homenageou, na segunda noite de desfile, o fundador da agremiação, George Pintor, falecido em dezembro do ano passado.
A Unidos do Morro, atual campeã do carnaval barbalhense, encerrou os desfiles com o enredo “60 Anos de Amor: Construindo a Magia do Carnaval Barbalhense”. “Nosso enredo traz o samba, a alvorada do morro e vamos fazer uma festa na avenida. Vamos fazer uma grande festa e celebrar esse desfile para abrir os festejos dos nossos 60 anos”, disse o presidente da escola, Kleber Fidelis.
O carnaval 2023 é realizado pela Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.

