Carro da Prefeitura do Crato apreende equipamentos de som no Centro. (Foto: Reprodução)
Imagens que circulam nas redes sociais mostram equipamentos de som sendo apreendidos pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) do Crato e depois levados por um veículo da prefeitura. No vídeo, um homem narra toda a ação, que ocorreu no centro comercial do município na manhã desta quarta-feira (23).
“[Estão] recolhendo todas as caixas de som das lojas do Centro. Tirou de dentro da loja”, narra o autor da gravação. “Os empresários donos de lojas colocam umas caixinhas de som para a pessoa ficar divulgando e ainda dar um emprego pro divulgador, mas olha o que aconteceu hoje”, diz outro homem que presenciou toda a ação.
Em nota divulgada no início da tarde desta quarta, a Prefeitura do Crato esclareceu que os equipamentos foram apreendidos após uma fiscalização realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O objetivo, diz a nota, é vistoriar o uso de equipamentos de som e o cumprimento dos níveis sonoros pelos estabelecimentos comerciais, conforme prevê legislação vigente.
A pasta acrescenta ainda que a fiscalização constatou nove estabelecimentos explorando publicidade com sons em volume que ultrapassam o permitido por lei, que é de 60 decibéis, das 7h às 22h. “Duas dessas empresas, inclusive, já possuem multas por poluição sonora. E dezenas de reclamações cadastradas junto à referida secretaria sobre o mesmo tema”, esclarece a secretaria.
Assista:

