Foto: Centro Cultural do Cariri
De 3 a 8 de novembro, Crato vai reunir centenas de pesquisadores do Brasil e do exterior em um encontro científico nacional dedicado ao estudo dos fósseis de vertebrados: o 13º Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados (SBPV). Esta será a primeira edição do evento no Ceará, sediado no Centro Cultural do Cariri.
A programação inclui palestras de pesquisadores nacionais e internacionais, mini-cursos, sessões de apresentação de trabalhos científicos e mesas-redondas, além de atividades abertas ao público, como palestras acessíveis e apresentações culturais. Entre os destaques está a palestra internacional da pesquisadora Kliti Grice sobre preservação de tecidos moles em fósseis de vertebrados.
Para o professor Renan Bantim, presidente do simpósio e vice-coordenador do Laboratório de Paleontologia da URCA, a realização do evento no Cariri é histórica. A proposta é colocar o Cariri em evidência no mapa internacional da ciência e do turismo científico, reforçando a importância da educação, preservação e divulgação do patrimônio fossilífero da Bacia do Araripe.
“Estamos em uma das regiões mais ricas do mundo em fósseis. Receber pesquisadores nacionais e internacionais aqui significa aproximar a ciência do lugar onde ela acontece, valorizando o nosso patrimônio natural, cultural e científico”, afirma Bantim.
As inscrições podem ser feitas até o início do evento pelo site sbpv.rocks.

