
Foto: Guto Vital / Portal Miséria.
Criadores da raça Pit bull, de Juazeiro do Norte, se manifestaram neste domingo (6), na Praça do Giradouro, contra projeto de lei que visa registrar, somente, cães dessa raça. A proposta, que tramita na Câmara de Vereadores da cidade, é de autoria da vereadora Jacqueline Gouveia e está sob análise das comissões técnicas da Casa.
O projeto prevê que os tutores registrem os cães junto a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos (Seamasp). De acordo com Neto, um dos tutores, o problema da matéria é inserir apenas essa raça no cadastro, o que caracterizaria um tipo de discriminação com os animais.
“O problema não é o animal, muitos dos acidentes que acontecem às vezes são causados por outras raças, só que como o Pit bull é o maior, o mais forte, ou tem a cara de mais bravo, ele é o culpado, sempre é colocado como o culpado sem chance de defesa”, disse em entrevista ao Portal Miséria.
Os tutores alegam que a proposta deveria considerar outras raças que também podem apresentar comportamento agressivo. “A violência é a criação. A violência é do criador, se não souber criar não crie”, disse Marcelo Ricardo, outro presente na manifestação.
Ainda não há previsão de quando o projeto será votado em plenário.
Assista a entrevista completa: