Projeto Cuca Fresca, no IFCE Juazeiro do Norte. Foto: @basilio.casa.da.geografia.
Durante as altas temperaturas que têm afetado o Cariri, com máximas oscilando entre 35°C e 40°C, uma ideia sustentável que utiliza material reciclado tem ajudado as pessoas que utilizam o ponto de ônibus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Juazeiro do Norte, a aguardarem o transporte público com uma sensação térmica mais amena: o projeto Cuca Fresca, desenvolvido pelo professor de Geografia e ambientalista Basilio Silva Neto, junto a outros docentes e estudantes.
Na iniciativa, são utilizadas embalagens de leite que, após o uso, são higienizadas, cortadas e costuradas para formar uma manta instalada na cobertura do ponto de ônibus.
“E a partir dessa manta a gente tem como referência que as cidades passam por um processo de ilha de calor, onde os centros urbanos são mais quentes do que a área rural, e também envolvendo a questão da onda de calor. Essa onda de calor, para você ter uma ideia, é quando em uma semana a temperatura fica acima da média máxima por uma semana”, explicou Basílio em entrevista ao Portal Miséria/M1.
Segundo o professor do IFCE, a ideia surgiu ao perceber que muitas discussões sobre questões ambientais e de desenvolvimento sustentável têm se distanciado da prática. Os envolvidos no projeto buscaram algo de baixo custo, que pudesse ser replicado pelas pessoas.

Objetivo do projeto é reduzir a temperatura do ponto de ônibus em até 7 graus. Fotos: @basilio.casa.da.geografia.
“Esse projeto Cuca Fresca a gente aplicou a manta numa parada de ônibus, com isso a gente reduziu em torno de 5 graus da temperatura e foi interessante porque estimula a questão do pensamento criativo das pessoas e a questão da sustentabilidade e melhoria do conforto térmico, tendo em vista que a questão das mudanças climáticas e a questão das ondas de calor vão ser uma constante”, conta o ambientalista.
Além da manta, no local tem instalado um pedaço de Pedra Cariri, conhecida por ser uma pedra fria que não absorve e nem transmite muito calor. “Os alunos tinham uma temperatura em alguns momentos que talvez chegasse até por média de 50 graus (…) então a gente teve essa empatia aí junto com os alunos, pensar nesse projeto”, finalizou o professor.

O Cuca Fresca foi desenvolvido pelos integrantes do Laboratório de Climatologia do IFCE Juazeiro do Norte. Fotos: @basilio.casa.da.geografia.

