
Curso foi aberto na manhã desta segunda-feira no auditório da Seduc em Juazeiro. (Foto: Reprodução)
Durante solenidade no auditório da Secretaria de Educação (Seduc) na manhã desta segunda-feira (21) em Juazeiro do Norte, foi aberto o Curso de Policiamento Comunitário Aplicado. A iniciativa conta com a participação de 34 Guardas Civis Metropolitanos (GCMs) para um total de 60 horas/aula no intervalo de duas semanas. Segundo o secretário de Segurança Pública, Cláudio Luz, trata-se de nova etapa dentro do projeto contínuo de capacitação da guarda.
A ideia é ampliar esse tipo de atuação nas comunidades mais vulneráveis de Juazeiro. Para o secretário, dialogar muito, mediar conflitos e antecipar soluções resulta em crimes evitados para não ter que atuar após estes. Destacou ainda os esforços no sentido de construir as soluções que Juazeiro precisa na área da segurança pública procurando dar respostas para este problema crucial.
Cláudio Luz citou o modelo de policiamento comunitário como opção das mais interessantes o que deve ser melhorado ainda mais com a introdução de outras políticas públicas que funcionem na forma da prevenção. Já o Comandante da GCM, Cesar Alves, ressaltou o trabalho feito na Base de Segurança Comunitária no residencial Leandro Bezerra no bairro Vila Três Marias. Por isso, prometeu seguir adiante no processo de requalificação da Guarda Civil em nome de uma cada vez mais eficaz.