
Custódio Almeida deve ser nomeado novo reitor da UFC. Foto: Divulgação UFC
O professor Custódio Almeida alcançou 83,11% dos votos válidos na consulta acadêmica que mediu a preferência da comunidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o posto de reitor da instituição. O percentual foi verificado ao final da apuração e da aplicação da média ponderada necessária ao processo. Custódio encabeça a chapa “UFC viva e democrática”.
Com a finalização do processo de campanha e eleição, agora cabe ao Conselho Universitário (Consuni) organizar uma lista tríplice e enviar ao Ministério da Educação e ao presidente da República, já que a prerrogativa de nomeação cabe ao chefe do executivo nacional.
Custódio obteve 17.476 votos, já seu adversário, que representava a atual administração da UFC, alcançou somente 2.213 sufrágios. A consulta de 2023 superou a participação verificada em 2019, quando a eleição anterior ocorreu, naquela época Custódio também havia sido candidato e vencido a consulta, porém, o ex-presidente Bolsonaro optou por nomear para Reitoria o terceiro colocado no processo, o ainda reitor Candido Albuquerque.
A lista tríplice deverá ser enviada ao MEC ainda durante o mês de maio, a fim de que nomeação do indicado ocorra até a metade de 2023.