Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Darlan Lobo afirma que diretor do Demutran está prevaricando; Cipriano nega acusação
A Via Metro não cumpre o que está no contrato já que não faz a linha para o Campo Alegre e o papel do diretor do Demutran seria de notificar e depois multar a empresa.
João Boaventura Neto
Foto: Josimar Segundo

O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, o vereador Darlan Lobo (PTB), afirmou que o diretor do Demutran – Departamento Municipal de Trânsito – o senhor José Cipriano estava prevaricando. A denúncia do parlamentar é em relação a empresa Via Metro.

De acordo com Darlan, a empresa não cumpre o que está no contrato já que não faz a linha para o Campo Alegre e o papel do diretor do Demutran seria de notificar e depois multar a empresa.

Darlan leu o contrato que a Via Metro tem com o município na sessão da última quinta-feira, dia 22. Ele destacou pontos que estão em desacordo com o que a empresa está prestando a população.

“O Cipriano tem que fazer o que manda o contrato, advertir, multar e em 30 dias suspender o contrato e abrir nova licitação. Temos que estar do lado da população, e não da empresa, como está dando a entender”, disse o vereador na Câmara.

Sobre as denúncias de favorecimento, Cipriano afirmou, em entrevista ao jornal Tribuna do Povo da Rádio Iracema, que estão fazendo o trabalho dentro da legalidade, que não estão prevaricando, beneficiando ou prejudicando nenhum órgão.

Ele destacou ainda que houve o decreto de liberação. “(…) em que a capacidade era de 30%, e muitas das linhas, a empresa não colou para circular e nós cobramos da empresa que voltasse a circular nas linhas canceladas, e ao contrário do que dizem, houve fiscalização rígida”, explicou.

O diretor relata que a empresa Via Metro estava se sentindo prejudicada em três bairros: São José, Frei Damião e Tiradentes; e que não tinha condições de circular na linha porque a maioria dos passageiros eram idosos não pagantes.

“Eu e o advogado entramos em contato com André, responsável da empresa, e ele falou sobre uma proposta que é o ressarcimento que o município tem que dar a ele por tempo parado e o aumento de tarifa que aconteceria em maio, porém foi adiado por causa da pandemia. Informei que o município não tem obrigação porque a pandemia não foi só em Juazeiro do Norte, mas sim no mundo”, completou.

Josivaldo Pereira, gerente de transporte público do município, disse que as informações que chegam sobre possíveis desfavorecimentos por parte da Via Metro, são inverídicas.

“Houve realmente situações que pessoas foram barradas de embarcar para não gerar aglomeração dentro do transporte público, na linha Aeroporto, chegaram denúncias da própria população que estavam dentro desse veículo lotado e nós, como Poder Público, temos que atender, seguir as normas de segurança e fazer a fiscalização. Alguns veículos estavam parados por decretos do estado do Ceará, e estão voltando aos poucos de forma reduzida”, ponderou.

Cipriano garantiu que o destrato com a empresa Via Metro será feito em breve.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade