Foto: Livia Romana/Agência Miséra
Esta semana o Site Miséria foi até Campos Sales conhecer a Associação de Artesãos do município, a Xique-Chique. Na companhia da representante Izabel Maria de Souza Ribeiro, a Bel, conhecemos o espaço físico e um pouco da história de quase duas décadas da associação.
Em conversa com o Site Miséria, Izabel contou que a Associação dos Artesãos de Campos Sales surgiu a partir de um grupo de mulheres do município que faziam artesanato e, em seguida, guardavam as peças e só vez ou outra mostravam para alguém. Até o dia que uma das artesãs convidou as demais para participarem de uma feirinha no colégio em que atuava como professora.
A partir dessa feira, surgiu o convite para participar da feira de Ovinos e Caprinos de Campos Sales, onde as mulheres tiveram o primeiro contato com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com a artesã Izabel, a parceria com o Sebrae foi imprescindível para a profissionalização das mulheres, que receberam cursos e tiveram a oportunidade de participar de feiras maiores e editais.

Foto: Livia Romana/Agência Miséria
Além do Sebrae, outra parceria importante é com a Central de Artesanato do Ceará (CeArt). Quando o assunto é a CeArt, Izabel ressalta a importância da atuação da primeira-dama do Estado, Onélia Santana. De acordo com a artesã, Onélia Santana fica “à frente” do artesanato e há anos luta para que a categoria tenha maiores oportunidades e benefícios.
Atualmente, a Associação é formada por 26 pessoas, sendo 23 mulheres e três homens. As principais atividades desenvolvidas pela Associação são o trançado de palha de milho e o couro. Os produtos produzidos pelos artesãos são de alta qualidade e já foram parar nas prateleiras da Tok & Stok e nos Estados Unidos. Neste momento, os artesãos atendem à uma encomenda de Recife que posteriormente será encaminhada para a Holanda.

