Foto: Guto Vital / Portal M1.
Moradores do bairro Jardim Gonzaga, em Juazeiro do Norte, seguem denunciando a falta de drenagem na rua ao entorno de um condomínio fechado na Av. Francisco Humberto Bezerra. Há seis meses, o Portal Miséria/M1 noticiou que os populares temiam o risco de alagamentos após a construção do empreendimento, que ocupa mais de 240 mil m², em uma área que se estende da rua Luciano de Melo até o Anel Viário.
Na última quarta-feira (21), a equipe voltou à localidade e conversou com residentes, que passaram à noite em claro após o alagamento das casas. “Eu tive que fazer uma mureta na frente da minha casa para não entrar esse tanto de água”, relatou uma moradora em entrevista ao M1.
Os moradores já haviam solicitado providências do poder público, incluindo um sistema de drenagem, antes da quadra chuvosa de 2026. Em nota ao M1, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou que havia constatado que a execução da obra de drenagem encontrava-se em divergência com o projeto anteriormente apresentado e aprovado pela pasta.
Diante da situação, foi feito o embargo da obra de drenagem e a solicitação de um novo projeto para análise técnica, que posteriormente foi aprovado. “Entretanto, esclarece-se que, até o presente momento, o empreendimento ainda não concluiu a execução da referida rede de drenagem, permanecendo a obra em andamento. A SEINFRA seguirá acompanhando e fiscalizando a execução dos serviços, a fim de assegurar o fiel cumprimento do projeto aprovado e a observância das normas técnicas e legais aplicáveis”, diz trecho da nota.
À reportagem, a CRC Loteamento Le Jardim Spe LTA, responsável pelo residencial, afirmou que todas as medidas de drenagem do empreendimento foram planejadas para respeitar o escoamento natural das águas e minimizar impactos à vizinhança.
Também negaram que houve transposição de bacia ou desvio de águas para locais que antes não recebiam tais contribuições. Mencionaram ainda que o prédio recebeu dispositivos específicos, como escadas dissipadoras e pequenas declividades longitudinais, para reduzir a velocidade do escoamento e evitar erosão.
Veja o vídeo completo:
Ver essa foto no Instagram