Desembargadora caririense Maria Nailde toma posse do TJCE em sessão virtual inédita - Site Miséria 

Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Desembargadora caririense Maria Nailde toma posse do TJCE em sessão virtual inédita
Redação
Nova gestão do TJCE, com uma presidente caririense (Foto: TJCE)

Em 146 anos de história, o Poder Judiciário cearense realizou, na tarde desta quinta-feira (24) a primeira eleição virtual para Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A escolhida foi a vice-presidente da Corte, desembargadora natural de Aurora, no Cariri,  Maria Nailde Pinheiro Nogueira. Ela ocupará o cargo no biênio 2021/2023.

A magistrada será a terceira mulher a assumir o mais alto posto da Justiça estadual, cargo antes ocupado  pelas desembargadoras Águeda Passos (1999 -2001) e Iracema Vale (2015-2017).

Os desembargadores Abelardo Benevides e Paulo Airton Albuquerque foram eleitos, respectivamente, vice-presidente do TJCE e corregedor-geral da Justiça do Estado. A eleição, realizada pelo Pleno da Corte, foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do Tribunal no YouTube. Assista aqui a sessão.

O atual presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo felicitou os novos gestores. “Parabenizo o Colegiado pela sensatez na escolha, são excelentes magistrados”.

“Minha eleição para a Presidência do Tribunal de Justiça representa o compromisso com uma gestão aberta, transparente e participativa. Irei enfrentar, juntamente com os desembargadores Abelardo Benevides e Paulo Airton, enormes desafios”, disse a presidente do TJCE no discurso de posse.

Leia o discurso na íntegra.

Foto: TJCE

MARIA NAILDE PINHEIRO NOGUEIRA

Nasceu no Município de Aurora, Interior do Ceará. É filha de João Pinheiro do Amaral e de Josefa dos Santos. Graduada em Direito, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), turma de 1982, tem curso de Especialização em Direito Processual Civil, também pela UFC, sendo a autora do livro ‘O Direito Sucessório do Cônjuge e do Companheiro’. Antes de ingressar na magistratura, trabalhou como escrevente no Cartório Miranda Bezerra. Em 1986, iniciou a carreira de magistrada na Comarca de Marco, em seguida passou por Jucás, Icó, Acaraú, Santana do Acaraú, Saboeiro e Orós.

Em Fortaleza atuou na 11ª Vara Criminal, na 1ª Vara de Delitos de Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes, e na 20ª Vara de Família e Sucessões, transformada na 4ª Vara de Sucessões. Foi promovida à desembargadora em 2009, exercendo atualmente o cargo de vice-presidente do TJCE. Além disso, no biênio 2015/2017, foi vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitora do Ceará (TER-CE) e ocupou a presidência daquela Corte entre 2017 e 2019.

Compartilhar
Loading spinner
Avalie esta notícia
Comentar
*Publicidade