As vacinas estarão disponíveis em dez locais, das 8h às 12h, com foco em crianças, adolescentes e gestantes | Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte
O primeiro Dia D de atualização da caderneta vacinal deste ano será realizado, em Juazeiro do Norte, neste sábado (17). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), todas as vacinas estarão disponíveis em dez locais, das 8h às 12h, com foco em crianças, adolescentes e gestantes.
A ação vai ofertar doses contra a dengue, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e o Papilomavírus Humano (HPV). Para receber as vacinas, é necessária a apresentação da caderneta de vacinação — ou da gestante — além de CPF ou Cartão do SUS.
A vacina contra a dengue é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Até o momento, a Sesau informou que recebeu 2.059 doses, o equivalente a 10% do público-alvo.
O município também recebeu uma nova remessa da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), patógeno responsável pela maioria dos casos de bronquiolite e pneumonia em crianças menores de dois anos. O imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana de gestação, com esquema vacinal de dose única, aplicada a cada gravidez.
Já a vacina contra o HPV, além do público de rotina, de 9 a 14 anos, também poderá ser aplicada em adolescentes de 15 a 19 anos. A ampliação da faixa etária é uma estratégia do Ministério da Saúde para aumentar a cobertura vacinal.
Confira os pontos de vacinação:
• ESF 18/24 – Pio XII
• ESF 13/36 – Antônio Vieira
• ESF 22 – Vila Fátima
• eAP Aeroporto
• ESF 21 – Pedrinhas
• ESF 31 – Leandro Bezerra
• ESF 23/53/65/78 – Limoeiro
• ESF 10/81 – São José I
• ESF 11/79 – São José II
• Centro de Dermatologia