Metrô do Cariri. (Foto: Divulgação/ Governo do Ceará)
Uma aula dentro do VLT do Cariri será realizada no próximo dia 19 para marcar o Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro. O objetivo, segundo a organização, é provocar uma reflexão sobre os meios de deslocamento e a mobilidade ativa em Juazeiro do Norte.
Batizada de “Aula Sobre Trilhos”, a atividade terá início na Estação Fátima do VLT, em Juazeiro do Norte, com destino ao Crato. A condução ficará por conta das pesquisadoras Clara Benjamim e Giovanna Freire. A proposta é reunir ativistas, esportistas, estudantes, pesquisadores, profissionais e agentes públicos.
A ação integra o evento Viva a Mobilidade Urbana Sustentável (Vamus), iniciativa do Grupo de Pesquisa Linha Verde, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional do Cariri (Urca), em parceria com o Projeto Ciclos, da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
No dia 22 de setembro, a programação segue com apresentações e mesas de debate na Casa de Cultura Daniel Walker, em Juazeiro do Norte. Entre as palestrantes confirmadas está a secretária municipal de Infraestrutura, Carolina Biró, que abordará o tema “Mobilidade Urbana em Juazeiro do Norte”.
“O evento objetiva debater sobre aspectos da mobilidade urbana, enfatizando a importância e o respeito com os pedestres e ciclistas, e consequentemente, com a qualidade dos espaços urbanos destinados à mobilidade ativa”, destaca o Vamus.
As inscrições podem ser feitas pelo Sistema de Eventos da URCA, e são limitadas a 40 vagas. Após o preenchimento das vagas, as demais entrarão na lista de espera. Já as inscrições para o minicurso Aula Sobre Trilhos pode ser feita na página do Sistema de Eventos, no link Atividades.
O Dia Mundial Sem Carro é celebrado globalmente para promover o uso de transportes coletivos, meios sustentáveis de deslocamento e cidades mais seguras para as pessoas. A data busca incentivar a redução do uso de veículos automotores individuais e estimular mudanças de comportamento em prol de um ambiente urbano mais equilibrado.

