
Foto: Guto Vital/ Portal Miséria
Um documentário sobre a tradicional festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio está sendo gravado em Barbalha. A produção é dirigida pela cineasta Bárbara Cariri e pretende retratar toda a força cultural do evento, que reúne milhares de pessoas anualmente.
Na semana passada, a equipe acompanhou o corte do tronco, realizado no Sítio Flores, na zona rural de Barbalha Outras cenas ainda serão registradas na Noite das Solteironas, no dia 31 de maio, e no dia do cortejo e hasteamento do Pau da Bandeira, que neste ano acontece em 1º de junho.
“Esse filme é um documentário e que vai falar da cultura do Cariri, da cultura do Ceará, mas com foco na festa do Pau da Bandeira. Vamos também acompanhar a festa com os cortejos, os grupos de tradição e aproveitar para conversar com as pessoas que conhecem a história”, afirmou a cineasta.
Segundo Bárbara Cariri, a previsão é que o filme seja lançado no primeiro semestre de 2026, em Barbalha. “A gente quer que ele seja exibido aqui em Barbalha, para que as pessoas possam ver a festa na tela grande”, completou.
Assista: