
Foto: Divulgação
Na próxima quinta-feira (22), às 14h, o Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte, recebe o lançamento do documentário Verbo Ser, da cineasta Nívia Uchôa. O longa-metragem propõe uma reflexão sobre a violência, o machismo e a misoginia na região do Cariri.
A obra reúne imagens de arquivo, resgates históricos de crimes que seguem impunes e depoimentos de mulheres cis e trans ativistas, evidenciando as marcas da violência de gênero e a resistência feminina. Após a exibição, haverá um bate-papo entre a diretora e o público.
“É meu primeiro longa-metragem e que dedico a todas as mulheres que tiveram suas vidas ceifadas, aos familiares das vítimas e mulheres que ficaram e lutam por erradicar essas violências que eu chamo de arcaicas e dicotômicas, que são as violências contra as mulheres”, afirmou a diretora.
Com roteiro assinado por Lívia Agra, Pamela Queiroz e pela própria diretora, o documentário conta com a participação de importantes vozes do feminismo no Cariri, como Verônica Carvalho, Valéria Carvalho, Claudia Rejane Pinheiro, Verônica Isidório, Mara Guedes, Célia Rodrigues, Brenda Vlazack, Zuleide Queiroz e Maria Raiane Feliz Bezerra.