Foto: Pedro Hiarley
Os profissionais da educação básica de Várzea Alegre irão receber a concessão do abono financeiro referente ao exercício financeiro de 2025. A informação foi divulgada na última segunda-feira (12), pelo prefeito Flávio Salviano (MDB) nas redes sociais. O valor total é de aproximadamente R$ 3,5 milhões, com previsão de contemplar mais de 1.200 servidores.
O Projeto de Lei nº 076, de 31 de dezembro de 2025, que dispõe sobre o rateio do valor remanescente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação já foi enviado à Câmara Municipal para análise e votação dos vereadores.
A expectativa é que o projeto seja aprovado ainda em janeiro. “Mesmo já tendo atingido 73% do Fundeb, vamos estar dando um incentivo, um abono para todos os servidores da Secretaria da Educação, de uma forma igualitária”, comentou o prefeito em vídeo.
Rateio
A distribuição será conforme os critérios estabelecidos em lei, alcançando profissionais em efetivo exercício na rede pública municipal, incluindo docentes e servidores que desempenham funções de suporte pedagógico e administrativo diretamente ligadas à docência.
Ficam excluídos os profissionais em regime de permuta ou cessão, assim como servidores efetivos da Secretaria Municipal de Educação que ocupem cargos em comissão vinculados a outras secretarias.
VAAR em Várzea Alegre
Em dezembro do ano passado, os profissionais da educação de Várzea Alegre já haviam recebido o pagamento do Valor Anual por Aluno Resultado (VAAR).O repasse somou R$ 1.893.559,83 e beneficiou 812 servidores. O VAAR corresponde a uma complementação federal do Fundeb destinada aos municípios que cumprem os critérios definidos pelo Ministério da Educação.
LEIA TAMBÉM | Aluna emociona escola ao pedir porta-retrato com foto da mãe falecida em Várzea Alegre