Foto: Guto Vital/ TV Miséria
Dois aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiros do Ceará entregaram um documento ao governador Elmano de Freitas (PT) durante agenda em Juazeiro do Norte neste sábado (18), cobrando a convocação de 740 excedentes do certame.
O documento destaca que o estado enfrenta atualmente o maior déficit de efetivo da história da corporação. A Lei nº 15.797/2015 estabelece que o efetivo ideal é de 3.703 bombeiros, mas atualmente há apenas 1.557 militares ativos, menos de 50% do previsto.
Ao Miséria, Guilherme Melo, um dos aprovados, afirmou que o número real de bombeiros na ativa é de cerca de 1.600, e que, no próximo ano, aproximadamente metade deve se aposentar.
“Foram apenas 2.350 que entraram [pelo concurso] e eles só chamaram 1.750 pessoas. A gente sabe que tem uma demanda alta e estamos tentando chamar a atenção dele para ver se ele nos apoia nessa causa”, disse.
O governador Elmano de Freitas afirmou que a previsão inicial era convocar 500 aprovados, mas que existe a possibilidade de chamar mais. “Eles estão numa posição acima dos 500. Evidentemente eu quero chamar o máximo que eu puder”, declarou.
Assista a entrevista:
Ver essa foto no Instagram

