Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Em Barbalha, pacientes com dor crônica passam a ser atendidos em ambulatório especializado
O serviço é realizado no Centro de Especialidade e Diagnóstico (CED), mediante encaminhamento
Yanne Vieira
Foto: Ascom prefeitura de Barbalha

Nesta quinta-feira (1º) a Secretaria de Saúde de Barbalha iniciou o funcionamento do ambulatório de dor, que deve proporcionar qualidade de vida e tratamento especializado para pacientes que sofrem com dores crônicas. O serviço é realizado no Centro de Especialidade e Diagnóstico (CED), às terças e quintas-feiras, das 17h às 21h.

De acordo com a gestão municipal, com a implementação do serviço, a Secretaria de Saúde busca promover a assistência integrada no tratamento, acompanhamento da evolução e aliviar a dor dos pacientes.

Estamos iniciando esse acompanhamento de tratamento de dor. Pacientes que padecem de situação de doença que causa dor, para portadores de doença oncológica e aqueles portadores de dor crônica, a partir de hoje, podem ser atendidos e acompanhados no nosso município”, explicou a Secretária de Saúde Sheyla Martins.

O médico do ambulatório, Otávio Sampaio, ressalta a implicação das dores no pacientes. “A dor gera muito impacto na vida dos doentes, de seus familiares e é responsável por grande parte do absenteísmo nos postos de trabalho. Vale ressaltar também que a dor é negligenciada e subtratada em todos os níveis de atenção. Fazer um diagnóstico correto é fundamental para determinar o tratamento e garantir a resposta”, afirmou.

O atendimento será realizado mediante encaminhamento do paciente pela respectiva Unidade Básica de Sáude (UBS) à Secretaria de Saúde, que deve realizar o agendamento do paciente. “A ideia é, em pouco tempo, ampliar os horários de funcionamento e a oferta de serviços relacionados à dor e reabilitação”, concluiu o médico Otávio Sampaio.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade