Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Em Barbalha, Programa Águas do Sertão irá beneficiar 210 famílias do Sítio Tabocas
O Programa Águas do Sertão (PAS) leva saneamento básico para localidades rurais do Ceará com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural do Estado às secas e escassez de água
Clara Karimai
Foto: Ascom Barbalha

A comunidade do Sítio Tabocas foi contemplada com o Programa Águas do Sertão (PAS), iniciativa da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado do Ceará, que beneficiará cerca de 210 famílias do município de Barbalha com o abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. Nesta semana, a equipe do programa esteve na comunidade para avaliar as tubulações e fontes.

O município de Barbalha passou por todas as etapas, até conseguir a adesão. O Programa está estruturado em quatro componentes: Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Fortalecimento do modelo de gestão do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) e Gestão e Implementação do Programa.

“Estamos aqui com a equipe de engenharia do Programa Águas do Sertão, a equipe social, representantes da diretoria, fazendo o reconhecimento para ser feito o desenho do projeto de engenharia. Após o desenho pronto, irá para o processo de licitação de obras e posteriormente a construção”, afirmou a assistente social do programa, Maria da Penha.

O Programa Águas do Sertão

O Programa Águas do Sertão (PAS) leva saneamento básico para localidades rurais do Ceará com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural do Estado às secas e escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida por meio de soluções de abastecimento e esgotamento sanitário.

O financiamento vem por meio de recursos do Governo do Estado do Ceará, de crédito externo junto ao Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e por recursos do Latin American Investment Facility (LAIF) da União Europeia. A implementação do Programa é feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades (SCidades), com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e do KfW.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade