Foto: Guto Vital/Agência Miséria
Em entrevista exclusiva, a promotora do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), Efigênia Coelho, falou sobre a atuação do departamento, que atende 21 municípios da região do Cariri. Em conversa com o repórter Toni Sousa, a promotora fez um levantamento das reclamações recebidas apenas em 2022.
De janeiro a outubro, o departamento listou 1.139 atendimentos. As empresas que lideram as reclamações, conforme o Decon, são a Enel e a Cagece. “Líderes de reclamação”, avaliou a promotora. Efigênia citou os principais motivos para os clientes procurarem o departamento: oscilações de energia, cortes indevidos e cobranças exorbitantes.
A promotora esclareceu que foi viabilizado um canal direto entre o Decon e a concessionária de energia para facilitar a conciliação entre empresa e cliente. No entanto, o mesmo não ocorreu com a Cagece.
Assista:
Para fazer uma reclamação, o consumidor precisa se dirigir à sede do Decon, localizado na rua Santa Luzia, 1058, no bairro São Miguel, em Juazeiro do Norte. O atendimento é de 8h às 14h.

