Pôr do sol na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte (Foto: FCO FONTENELE)
Com localização privilegiada para acompanhar o eclipse solar anular, a população de Juazeiro do Norte poderá assistir, neste sábado (14), à formação completa do ‘anel de fogo’, quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, permitindo que um círculo de luz solar seja visível ao redor da silhueta lunar.
O fenômeno ficará visível em Juazeiro das 15h26 às 17h53, totalizando 2h05min de duração. Contudo, o ápice do evento, que é a formação completa do ‘anel de fogo’, terá aproximadamente 4 minutos de duração. De acordo com o site Time And Date, a anularidade começará às 16:43:11 e desaparecerá às 16:47:04.
O eclipse completo poderá ser visto de todos os municípios do Cariri. Na região, haverá pontos de observação na Praça do Giradouro e na Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro, e no Mirante do Caldas, em Barbalha. Em alguns desses locais haverá a distribuição de lentes apropriadas para visualização do eclipse.
Para quem vai ficar em casa, o fenômeno poderá ser visto através de transmissões ao vivo. A UFCA e o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizam a transmissão das imagens, que serão retransmitidas em tempo real pela NASA.
Confira como será a linha do tempo do eclipse solar anular em Juazeiro do Norte:
15:26:02 – Eclipse parcial começa
O momento em que a borda da Lua toca a borda do Sol é chamado de primeiro contato.
16:43:11 – Começa a anularidade
O momento em que o Sol forma um anel ao redor da Lua é chamado de segundo contato.
16:45:08 – Eclipse máximo (anel de fogo)
O ponto mais profundo do eclipse, com o Sol mais escondido.
16:47:04 – Fim da anularidade
O momento em que o anel do Sol ao redor da Lua é quebrado é chamado de terceiro contato.
17:30:51 – Ocaso
O sol está se pondo.
17:53:09 – Fim do eclipse parcial
O momento em que a borda da Lua deixa a borda do Sol é chamado de quarto contato.

