Foto: Reprodução/Vídeo
Nesta terça-feira (27), um vídeo circulou nas redes sociais com imagens de um animal que ficou suspenso em uma carroça com excesso de peso. O fato aconteceu no bairro Novo Juazeiro, no município de Juazeiro do Norte e foi flagrado por um morador.
Nas imagens, é possível ver que o carroceiro retirava o material da carroça enquanto o animal continuava suspenso. A pessoa que gravou o vídeo fala com o carroceiro e pede a ele que desça o animal, alegando que o mesmo está sendo machucado e que vai denunciar.
Após três pedidos e aumento no tom de voz, o carroceiro atende o denunciante e começa a descer o animal. No vídeo, é possível ver o momento em que o animal começa a se rebater e também aparece pendurado pelo pescoço.
Veja:
A reportagem do Site Miséria entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp). Em nota, a assessoria afirmou que está ciente do caso, e tem agido para resolvê-lo com a agilidade. “Salientamos que a fiscalização foi acionada, e o carroceiro será notificado, multado e orientado quanto ao comportamento correto. É importante dizer que devido tratar-se de animal de grande porte todas as atividades são feitas em parceria com o Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte. Ressaltamos, ainda, que a pasta busca dialogar continuamente com os carroceiros, a fim de evitar quaisquer situações em agravo, desde sobrecarga aos animais até o descarregamento correto dos resíduos por eles transportados. Esse diálogo tem se intensificado, e novas ações serão tomadas, a fim de que momentos como o que foi filmado não venham a se repetir. Apontamos, novamente, que a causa animal é parte importante das políticas públicas pensadas para o município, e que a gestão espera contar com apoio de todos para sua efetivação.”

