Foto: Reprodução
A Escola de Música Maestro Azul (EMMA), que está com atividades desde 2008 na cidade do Crato, pode encerrar suas atividades no final deste mês de setembro. A instituição, que desempenha um papel importante na transformação de vidas de mais de 60 crianças da região, oferecendo aulas de música popular e erudita, se destaca por seu trabalho com crianças que enfrentam transtornos emocionais, de ansiedade e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O nome dado a escola, é uma homenagem ao Maestro Azul, regente que atuou por vários anos a frente da Banda Municipal do Crato, responsável pela formação de vários músicos como o José Bonifácio Salvador, atual Maestro da Banda Municipal do Crato.
Segundo Jean Carlos, representante da EMMA, a instituição passa por dificuldades financeiras, e recentemente sofreu com cortes, do Fundo Participativo dos Municípios. Ele explica ainda que a comunidade está unida e determinada a lutar para que a instituição não encerre as atividades. Jean faz ainda um apelo às autoridades locais para reavaliarem essa situação e reconheçam a grande importância da EMMA para as crianças e suas famílias. “Nossa escola não ensina apenas ensina música, mas também oferece amor e carinho às crianças que precisam dela”, disse o representante.
A notícia da possível interrupção das atividades da escola foi recebida com surpresa, pois, recentemente, as crianças se apresentaram durante as comemorações do Dia da Independência, em 7 de setembro, tocando o hino do Crato. No entanto, menos de duas semanas depois, receberam a notícia de que a cidade planeja encerrar o apoio à escola, incluindo a retirada dos instrumentos que têm sido essenciais para o desenvolvimento musical, cognitivo e pessoal.
A comunidade espera que o município do Crato, em um gesto de solidariedade e responsabilidade social, reconsidere seu plano de fechar a EMMA e encontre maneiras de apoiar a continuidade do projeto, com um impacto positivo na vida de inúmeras crianças. “A EMMA representa uma oportunidade única para que essas crianças prosperem e alcancem seus sonhos através da música”, declarou Jean Carlos.

