Foto: Guto Vital/Agência Miséria
Na manhã desta terça-feira (30), a equipe de reportagem audiovisual do Site Miséria esteve no município de Barbalha para conversar com o presidente da Escola de Saberes de Barbalha, Josier Ferreira. Na ocasião, ele relatou a falta de segurança no centro da cidade e tentativas de roubo ao equipamento.
De acordo com Josier, a escola já sofreu tentativa de assalto ao menos 3 vezes. Ele ressalta que a dinâmica urbana do município acontece apenas no período da manhã, e à noite a movimentação é esvaziada.
O presidente afirma que o patrimônio histórico deve ser valorizado no município, “é necessário que as autoridades públicas […] tenham essa sensibilidade”, concluiu.
A reportagem do Site Miséria entrou em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo do município. Em nota, a assessoria afirmou que “tem se empenhado ao máximo em fortalecer a segurança do prédio histórico Palácio 03 de Outubro, onde funciona a Escola dos Saberes no Município. Apesar da segurança do prédio patrimonial não ser de responsabilidade da Gestão Municipal, sendo administrada pelo Instituto Internacional de Intercâmbio e Cooperação Artístico e Cultural (Interarte) por meio de comodato, a secretaria afirma que vem tomando as devidas providências sobre o caso. Câmeras de segurança já foram instaladas no prédio e ofícios solicitando reforço de guardas já foi enviado”.
Assista:
Matéria atualizada às 13h30*

