Estudante da rede pública de Juazeiro do Norte. Foto: Ascom / PMJN.
Durante a campanha nacional do Novembro Negro, mês dedicado a relembrar as raízes, lutas e contribuições da população negra para o Brasil, quatro escolas públicas de Juazeiro do Norte realizam atividades voltadas à reflexão e ao enfrentamento do racismo. As ações são promovidas pela Comissão de Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER).
As programações incluem rodas de conversa com estudantes e professores, abordando temas como racismo, desigualdades sociais e valorização da diversidade. Os encontros também discutem os princípios do Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo de Juazeiro do Norte, documento que orienta práticas de inclusão nas escolas.
Além dos diálogos, as atividades envolvem outras dinâmicas lúdicas, como colagens e momentos de expressão criativa, a fim de estimular os estudantes a refletirem sobre as questões raciais.

As ações são promovidas pela Comissão de Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER). Foto: Ascom / PMJN.
“As ações do Novembro Negro fazem parte de um trabalho contínuo desenvolvido ao longo de todo o ano pela Secretaria de Educação, que incentiva projetos e iniciativas voltados à valorização da cultura negra, à inclusão e ao respeito às diferenças em todas as escolas da rede municipal”, destacou a Secretaria de Educação.
As ações acontecem nas escolas EEF José Geraldo da Cruz, EEF Jerônimo Freire dos Santos, EEFM Presidente Geisel (Polivalente), EEF Pelúsio Correia de Macedo, EMEIF 03 de Junho e EEFM José Alves de Figueiredo.
Novembro Negro
Em 2025, o tema nacional do Novembro Negro é “Justiça Climática, Território e Dignidade”. Este é o segundo ano em que os 26 estados, o Distrito Federal e mais de 5,5 mil municípios brasileiros celebram o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, em 20 de novembro, como feriado nacional.
Instituído pela Lei nº 14.759/2023, o feriado é uma conquista do movimento negro brasileiro, que luta pelo reconhecimento da cultura e da história afro-brasileira como parte fundamental da construção da identidade do país.

