Marcia Franca, secretária de educação de Juazeiro do Norte. Foto: Guto Vital / Portal Miséria.
A secretária de educação de Juazeiro do Norte, Márcia Franca, anunciou em entrevista ao Portal Miséria, que em setembro deste ano, as escolas municipais receberão cerca de 250 estagiários do curso de pedagogia da Universidade Regional do Cariri para reforçar o apoio e a aprendizagem de estudantes neurodivergentes ou com deficiências.
Na última quarta-feira (13), o Ministério Público ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) para que a Justiça obrigue o município a disponibilizar profissionais de apoio para 28 estudantes com deficiência na EMEIF Isaac Quirino Teixeira. No documento, assinado pelo promotor José Carlos Félix da Silva, argumenta-se que os alunos não têm suporte profissional adequado para o desenvolvimento, contrariando o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Federal nº 13.146/2015).
Ainda, segundo a titular da pasta, a gestão tem buscado por meio de políticas públicas e projetos atender ao máximo de crianças. Hoje, a cidade tem 500 cuidadores que atuam com suporte individual ou em grupos de 4 a 5 alunos. “Nós também recebemos agora um apoio de 50 estagiários que vêm para ajudar esses cuidadores nesse trabalho porque não é tão fácil a função, exercer a função do cuidador, exige um cuidado maior, exige uma atenção especializada”, disse.
A rede municipal possui 95 escolas e, de acordo com Márcia, o reforço será na “perspectiva de atendimento educacional, não somente como cuidador ou profissional de apoio, mas tratando da aprendizagem dessas crianças”.

