Foto: Ascom / Dragão do Mar.
As escolas da rede pública municipal do Crato irão receber, a partir desta quinta-feira (28) apresentações dos grupos artísticos da Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, com o projeto ‘Concertos Didáticos’. A primeira unidade contemplada é a EIEF José Pinheiro Gonçalves, no Belmonte, com a apresentação da Orquestra Juvenil Vila da Música.
Com apresentações mensais, o projeto tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela prática instrumental. Até o momento, mais três escolas do entorno da Vila da Música estão incluídas na programação, entre elas a Escola Aderson da Franca Alencar, Escola do Rotary e Escola Dom Vicente.
O projeto é uma parceria da Secretaria de Educação do Crato (Seduc) com a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). De acordo com a titular da Seduc, Neyla Brito, será uma oportunidade para ampliar a formação cultural dos jovens cearenses. “O projeto contribui não apenas para despertar talentos, mas também para fortalecer a identidade cultural do nosso município”, disse a secretária.

Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, no Crato. Foto: Reprodução.
Além de ouvir o concerto musical, os alunos também terão a oportunidade de apreciar uma breve explanação sobre os equipamentos utilizados. Depois, os estudantes terão a chance de experimentar os instrumentos, vivendo uma experiência musical prática e participativa.
Atualmente, a Escola Vila da Música conta com nove grupos artísticos, que atuam com pesquisa musical e prática coletiva. São eles: Orquestra Padre David Moreira, Orquestra Juvenil Vila da Música, Camerata de Violões Ágio Moreira, Orquestra Vila da Música, Grupo Zequinha de Abreu, Ybirá, Grupo Doce, Grupo Transversal e Orquestra Mirim.
Segundo Lucinha Rodrigues, gestora da Escola Vila da Música, o ‘Concertos Didáticos’ contribui para que a educação musical seja mais democrática, especialmente para os estudantes do ensino público. “Ao levarmos nossos grupos artísticos para dentro das escolas, buscamos não apenas apresentar a riqueza da música, mas também contribuir para a formação integral dos estudantes”, ressalta.

