Compartilhar
publicidade
publicidade
Espaço de Cultura Seu Ciço inaugura sede no Crato nesta sexta-feira (25) com programação gratuita
O evento contará com atividades como bazar, apresentações musicais, discotecagem, microfone aberto e rodas de discussão política.
Aysha Quezado
O espaço cultural Seu Ciço será inaugurado nesta sexta-feira (25). Foto: Divulgação.

O Espaço de Cultura Seu Ciço inaugura oficialmente sua sede fixa nesta sexta-feira (25), a partir das 16h, no município do Crato. O evento marca o início de uma nova etapa do projeto que teve origem como uma barraca colaborativa durante a Expocrato 2024.

Localizado na Rua José Carvalho, nº 403, no Centro da cidade (esquina com o Beco Pe. Lauro), o espaço homenageia o artista Cícero Weverton Nascimento da Silva, conhecido como Seu Ciço, falecido em janeiro deste ano.

A proposta da sede é funcionar como um ponto permanente de produção, valorização e circulação da cultura negra e periférica do Cariri. O local abrirá suas portas regularmente para receber artistas independentes, coletivos sem sede e jovens de territórios marginalizados, oferecendo espaço para apresentações, oficinas, comercialização de produtos culturais e ações formativas.

Programação cultural marca a inauguração

Para marcar a inauguração, o espaço recebe uma programação especial do movimento coletivo Julho das Pretas. A agenda inclui bazar solidário, apresentações musicais, discotecagem, microfone aberto e rodas de discussão política, com a participação de artistas, coletivos e militantes da cultura negra local.

Entre as atrações confirmadas estão Leidiane Pereira, Tiago Alexandre (Manguebicha) e o grupo de rap Matilha 16. O bazar Desapega Cariri participa com uma ação especial: todas as peças serão vendidas por R$ 5,00, com a renda destinada a custear a participação de mulheres negras do Cariri na 2ª Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que será realizada em Brasília.

A atividade acontece em parceria com a Frente de Mulheres do Cariri e o Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC). O evento conta ainda com o apoio da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, do WÀ Coletivo e da artista Cléo do Vale.

Quem foi Cícero Weverton Nascimento

Cícero Weverton Nascimento. Foto: divulgação.

Carinhosamente conhecido como Ciço, Cícero Weverton Nascimento foi músico, compositor, escritor e produtor cultural da região do Cariri. Atuou em produções literárias com o coletivo Satirika e, em 2023, publicou seu primeiro livro: a coletânea de contos RASTËJOS, lançada em versões físicas e digitais em diversos pontos de cultura do Cariri.

Reconhecido como um dos grandes expoentes da cultura underground da região, iniciou sua trajetória artística como músico, compositor e vocalista da banda Úlcera, fundada em 2012. Também foi produtor cultural de eventos como PUNKADELIA, Orxesfest, Festival GECA, Kimlik – A Festa! e KAVERADA.

Cícero era também acadêmico: graduado em História e mestre em Letras, ambos pela Universidade Regional do Cariri. Apesar da intensa vida artística, sempre manteve um forte compromisso com a educação, atuando como professor da rede pública.

Faleceu precocemente no início de 2024, devido a problemas de saúde, deixando um legado que se perpetua por meio de suas obras literárias e musicais, e agora também através do espaço cultural que leva seu nome e essência.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria