Compartilhar
publicidade
publicidade
Espetáculo “Macacos”, monólogo de Clayton Nascimento sobre racismo e resistência negra chega ao Cariri nesta quinta-feira (19)
Ao longo do monólogo, Clayton traça pensamentos, desabafos e elucidações a partir de relatos reais de violência racial para pautar o racismo estrutural e o apagamento das memórias negras enraizadas no país.
Bruna Santos
Foto: Divulgação/Clayton Nascimento.

O premiado espetáculo “Macacos”, escrito, dirigido e encenado por Clayton Nascimento, chega à região do Cariri nesta quinta-feira (19). A apresentação, gratuita, acontecerá no Terreiro das Artes do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, às 19h. O espetáculo tem classificação indicativa de 14 anos e contará com acessibilidade em Libras. 

Considerado um dos nomes de destaque da cena teatral brasileira contemporânea, o artista se utiliza de um cenário cru, onde os elementos que compõem a montagem são a palavra e um batom. Ao longo da dramaturgia, Clayton traça pensamentos, desabafos e elucidações a partir de relatos reais de violência racial para pautar o racismo estrutural e o apagamento das memórias negras enraizadas no país.

Monólogo de Clayton Nascimento aborda racismo e resistência negra. Foto: Noelia Nájera.

A peça é uma grande questionadora da origem da ofensa racial, utilizando contextos históricos profundos, com críticas à omissão do Estado sobre a retirada de vidas negras periféricas. Entre os casos mencionados no espetáculo estão o do goleiro Aranha, o assassinato do menino Eduardo de Jesus Ferreira, além de histórias que envolvem grandes artistas negros brasileiros, como Elza Soares e Machado de Assis. 

A obra já passou por mais de oito estados brasileiros, além de países como Rússia, Holanda, Alemanha, Uruguai, Chile e Estados Unidos. “Macacos” foi reconhecido por importantes prêmios nacionais como o Shell de Melhor Ator (2023), APCA, APTR e Deus Ateu.

A circulação do espetáculo “Macacos”, que também será exibido em Fortaleza, é uma ação integrada da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), por meio da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e o Instituto Mirante.

Sobre o artista

Clayton Nascimento integra o elenco da Rede Globo e atua como professor e preparador de elenco. Tem formação pela Célia Helena, SP Escola de Teatro, Escola de Arte Dramática e Universidade São Paulo – USP, onde é mestrando em Educomunicação. Em 2024, dirigiu e apresentou o especial “Falas Negras”, exibido na Rede Globo com ampla repercussão.

Espetáculo “Macacos”

  • Quinta-feira, 19 de junho, às 19h
  • Entrada gratuita 
  • Classificação indicativa: 14 anos 
  • Local: Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo (Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Crato/CE)

 

Compartilhar
Comentar