Compartilhar
Publicidade

 
Publicidade

 
Esposa do professor Daniel Wálker lançara em Juazeiro livro sobre a vida e obra dele
Segundo ela, o livro conta a vida e obra do historiador Daniel Walker e definiu o ato como um momento de confraternização com os amigos que conheceram e fizeram parte dessa grande história.
Demontier Tenório
Capa do livro sobre Daniel Wálker escrito por sua esposa Tereza Neuma. (Foto: Reprodução)

O livro “Daniel Walker – Vida e Obra” será lançado às 19 horas do próximo dia 10 de julho em Juazeiro do Norte. A autora da obra é sua esposa Tereza Neuma de Macedo Marques, que escolheu como local a Escola de Saberes Daniel Walker na esquina das ruas Padre Cícero e São Francisco ao lado da Praça Padre Cícero. Segundo ela, o livro conta a vida e obra do historiador Daniel Walker e definiu o ato como um momento de confraternização com os amigos que conheceram e fizeram parte dessa grande história.

Disse mais que a obra é narrada sob um olhar pessoal e até reunindo muitas fotografias da infância e juventude, passando pelo casamento, eventos e encontros com familiares e amigos. O lançamento acontece na véspera de completar 6 anos da morte de Daniel Wálker Almeida Marques, que foi professor, radialista, jornalista, escritor e pesquisador. Ele nasceu em Juazeiro no dia 6 de setembro de 1947 e morreu aos 71 anos no dia 11 de julho de 2019 no Hospital Santo Antonio de Barbalha.

Foi casado com a também professora Tereza Neuma com quem teve os filhos Michel e Daniel Júnior. Nos últimos anos de vida administrava o site Portal de Juazeiro sempre divulgando as coisas boas da Terra de Padre Cícero de quem era ardoroso devoto. “No dia em que o Padre Cícero for beatificado, ali terá um dedo de Daniel Walker por força das suas pesquisas contribuindo para a revisão da história”. A afirmação foi feita pelo professor e radialista João Hilário momentos antes do sepultamento do seu amigo.

Daniel foi correspondente de jornais e revistas de nossa capital, além de professor no Colégio Estadual de Juazeiro do Norte, Centro Educacional Professor Moreira de Sousa, Escola Técnica de Comércio, Colégio Menezes Pimentel, Escola de 2º Grau Governador Adauto Bezerra e do Cursinho Pré-vestibular Objetivo. Além disso, fez parte do quadro de professores da antiga Faculdade de Filosofia do Crato em 1982, hoje Universidade Regional do Cariri (URCA).

No dia em que morreu, a Prefeitura de Juazeiro decretou luto oficial de três dias por conta do legado que deixou para as áreas de educação, cultura, comunicação e história de Juazeiro e do Cariri. Muitas notas oficias de pesar foram divulgadas, incluindo da Diocese de Crato e URCA. Daniel trabalhou em emissoras de rádio de Juazeiro e foi fundador da Rádio Transcariris que, hoje, é a Tempo FM. Para o amigo e advogado, José Carlos Pimentel, a região perdeu homem exponencial da literatura.

Já outro amigo e comentarista esportivo, Wilton Bezerra, destacou o caráter de Daniel e o amor que nutria por sua terra natal. O professor e ex-secretário de turismo e Romarias de Juazeiro, José Carlos dos Santos, o definia como um dos maiores defensores de Juazeiro e da história do Padre Cícero. Já o professor Renato Casimiro costuma enaltecer os 58 anos de sincera e fraterna amizade que tinha com Daniel Walker.

Compartilhar
Comentar