Compartilhar
publicidade
publicidade
Estudante caririense conquista 3° lugar na etapa estadual do Prêmio Peteca com poesia que aborda a exploração do trabalho infantil
André Leone Pereira concorreu na categoria poesia, abordando a exploração do trabalho infantil.
Bruna Santos
Foto: Reprodução.

O estudante caririense, André Leone Pereira, do 8º ano da Escola José Sérgio da Costa, localizada no distrito de Riacho Verde, em Várzea Alegre, conquistou o  3º lugar na etapa estadual do Prêmio Peteca 2025, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O aluno concorreu na categoria poesia, abordando a exploração do trabalho infantil.

De acordo com André, o que o motivou a escrever foi defender o direito das crianças e do adolescente. “Sobre o trabalho da criança e do adolescente, isso não pode haver trabalho, é uma exploração”, destacou o jovem. Em um trecho da poesia ele diz que:

“Toda criança tem direito de brincar 

E de sonhar com amor e com respeito um bom lar para morar. 

Tem direito a educação a saber imaginar, com lápis e com lição, seu futuro desenhar…”

O reconhecimento ocorreu durante solenidade realizada na última quinta-feira (16), em Fortaleza. Para Joelma Pereira, mãe do estudante, vê-lo no pódio foi motivo de orgulho. “Fiquei muito feliz foi o primeiro poema dele”, disse ao Portal Miséria.

O Prêmio Peteca – Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – integra as ações educativas do MPT na Escola e tem como objetivo conscientizar sobre os direitos da criança e do adolescente por meio de produções artísticas e culturais nas escolas públicas.

A Secretaria Municipal de Educação de Várzea Alegre parabeniza o estudante, os educadores e toda a equipe escolar pelo resultado, que é fruto do compromisso com uma educação pública de qualidade e socialmente referenciada”, disse o município em comemoração.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria