Foto: Reprodução.
O estudante caririense, André Leone Pereira, do 8º ano da Escola José Sérgio da Costa, localizada no distrito de Riacho Verde, em Várzea Alegre, conquistou o 3º lugar na etapa estadual do Prêmio Peteca 2025, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O aluno concorreu na categoria poesia, abordando a exploração do trabalho infantil.
De acordo com André, o que o motivou a escrever foi defender o direito das crianças e do adolescente. “Sobre o trabalho da criança e do adolescente, isso não pode haver trabalho, é uma exploração”, destacou o jovem. Em um trecho da poesia ele diz que:
“Toda criança tem direito de brincar
E de sonhar com amor e com respeito um bom lar para morar.
Tem direito a educação a saber imaginar, com lápis e com lição, seu futuro desenhar…”
O reconhecimento ocorreu durante solenidade realizada na última quinta-feira (16), em Fortaleza. Para Joelma Pereira, mãe do estudante, vê-lo no pódio foi motivo de orgulho. “Fiquei muito feliz foi o primeiro poema dele”, disse ao Portal Miséria.
O Prêmio Peteca – Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – integra as ações educativas do MPT na Escola e tem como objetivo conscientizar sobre os direitos da criança e do adolescente por meio de produções artísticas e culturais nas escolas públicas.
“A Secretaria Municipal de Educação de Várzea Alegre parabeniza o estudante, os educadores e toda a equipe escolar pelo resultado, que é fruto do compromisso com uma educação pública de qualidade e socialmente referenciada”, disse o município em comemoração.

